Imagem: Reprodução EPTV

A Princesa do Sul, concessionária de transporte público em Pouso Alegre, deixou de fornecer nesta sexta-feira (1) o benefício do passe livre. Segundo a empresa, 15 mil pessoas carentes e com deficiência recebiam o benefício para não pagar passagem.

Muita gente foi pega desprevenida. Foi o caso do morador Daniel Alves Oliveira, que teve o cartão recusado e foi informado pelo cobrador que a empresa não estava aceitando o cartão do passe livre. Sem dinheiro no bolso, Daniel não pode pegar o ônibus. “[Pretendo] ir embora a pé. É o jeito. Não tenho dinheiro”, disse o morador.

Imagem: Reprodução EPTV

Na sede da empresa, um aviso informa que esse benefício chegou ao fim, e sugere que os usuários procurem a Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência (COADE) na prefeitura.

A Princesa do Sul cobra uma dívida de R$ 8 milhões da prefeitura pelo passe livre. A empresa disse que arcou durante 9 anos com a concessão desse benefício por considerar uma responsabilidade social em Pouso Alegre. A concessionária salientou que espera que esse empasse seja resolvido rapidamente.

Problemas no transporte continuam

Já se passou quase um mês que a Princesa do Sul passou a fazer apenas linhas ligando bairro e centro, e que obriga os passageiros que precisam ir de um bairro para outro a fazerem baldeação usando um cartão da empresa.

Imagem: Reprodução EPTV

Na época, a empresa justificou que a mudança aumentaria a pontualidade e a frequência do serviço. Mas as reclamações só aumentaram e os problemas como ônibus lotados e atrasos continuam.

“Moro em um bairro distante do centro, e as vezes fico 1 hora, 1 hora e meia, esperando ônibus”, contou a assistente de qualidade Irene Muniz.

Com informações da EPTV