PousoAlegrenet

Menu

Prefeitura retoma construção de dois Centros de Referência de Assistência Social em Pouso Alegre

Obras foram iniciadas em 2010 e estavam paradas desde 2014, com apenas 30% de conclusão. Obras devem ficar prontas até o final do ano

Foto: Prefeitura

A prefeitura de Pouso Alegre informou que retomou a construção de dois Centros de Referência de Assistência social (CRAS) em Pouso Alegre. As obras iniciadas em 2010 foram paralisadas em 2014 com apenas 30% de construção, conforme aferição da Caixa Econômica Federal, e foram retomadas com prazo de conclusão para o final do ano.

Os bairros contemplados são o Cidade Jardim e Faisqueira. O valor dos dois CRAS está orçado em R$ 530 mil, com contrapartida de R$ 80 mil da Prefeitura e restante do Governo Federal.

Em 2017 foi realizada uma nova licitação e a construtora GR Paiva assumiu as obras no mês de julho e pretende entregá-las em final de dezembro.

Foto: Prefeitura

O que é o CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

A partir do adequado conhecimento do território, o Cras promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

Conhecendo o território, a equipe do Cras pode apoiar ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.

Serviços ofertados

O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Público Atendido

Famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.