O Uber anunciou que pretende iniciar as operações em Pouso Alegre nas próximas semanas. Segundo o comunicado, a empresa de serviço de transporte por aplicativo está cadastrando motoristas parceiros em Pouso Alegre,  e em outras cidades do interior mineiro.

Nesta quinta-feira (16), o Uber já começou operação em Poços de Caldas. Porém, segundo apurado pelo O TEMPO, o início das atividades não foi comunicado à prefeitura de Poços de Caldas, e o aplicativo pode ser considerado clandestino no município.

Em Belo Horizonte, onde a Uber opera há três anos, desde agosto, a prefeitura se reúne com taxistas e representantes das empresas, mas ainda não há previsão para se definir uma regulamentação na capital.

Enquanto isso, o Congresso decide o futuro dos aplicativos no Brasil. No mês passado o Senado retirou uma série de exigências do texto original do projeto que foi votado na Câmara e deixou a regulamentação mais branda. Agora, os deputados vão votar o novo texto, o que não tem data para acontecer.

No Brasil, a Uber já tem cerca de 500 mil motoristas. Minas Gerais é um dos mercados mais importantes para a empresa, com mais de 35 mil condutores parceiros e 1,5 milhão de usuários ativos na plataforma. O aplicativo está presente em quase todas as regiões do Estado. Com as novas cidades, atingirá 11 municípios nas próximas semanas, sem contar as localidades vizinhas, como acontece, por exemplo, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Em agosto, a Justiça liberou a circulação de motoristas de aplicativos de transporte de passageiros em Minas Gerais, mas nenhuma cidade regulamentou a atividade ainda.

Como fazer o cadastro como motorista parceiro