Foto: ilustrativa

A Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre está intensificando a campanha de vacinação em bairros urbanos e na zona rural, além dos distritos. A intenção é chegar próximo da meta de 95% de cobertura.

Esta semana a Secretaria de Estado de Saúde emitiu alerta para 14 regionais de saúde, incluindo a sediada em Pouso Alegre e que abrange 53 municípios. Alguns deles tiveram ocorrências e suspeitas, porém, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no município de Pouso Alegre não houve qualquer registro de ocorrência de óbito de primatas.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que as pessoas que ainda não se vacinaram procurem os postos de vacinação com o cartão de vacina.

Locais para vacinação

DAS 8h ÀS 16h:
– UBS Puericultura
– Materno Infantil São Geraldo
– Unidade Básica de Saúde São João
– ESF Sebastião Reis (Bairro Jardim São João)
– UBS Caic Árvore Grande
– ESF Jardim Brasil
– UBS Colina Santa Bárbara
– ESF Esplanada
– UBS Fátima
– ESF Yara

*Unidades com horários diferenciados:
– ESF Pão de Açúcar Segunda, terça e quinta-feira DAS 08h ÀS 11h
– ESF Cidade Jardim DAS 8h ÀS 11h
– ESF Algodão Quarta e Sexta-feira DAS 07h30 ÀS 12h
– Pantano DAS 08h ÀS 15:30h
– Unimed DAS 13h30 ÀS 17h

Quem precisa se vacinar?

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde o público-alvo são crianças a partir dos 9 meses de idade e adultos até 59 anos que podem se dirigir aos postos buscar a imunização contra febre amarela. A vacinação para a população acima de 60 anos requer avaliação médica, devendo ser observadas a presença de comorbidades que contraindiquem a vacinação e análise cuidadosa de risco versus benefício, por isso somente serão vacinadas mediante prescrição médica. Lembrando que as pessoas que seja contra indicada a vacinação devido comorbidades ou imunossupressão devem tomar outras precauções como utilizar roupas compridas, usar repelentes, colocar telas nas janelas e evitar áreas com mata. Importante: A indicação do Ministério da Saúde é dose única para todas as pessoas, portanto quem já se vacinou não tem necessidade de revacinação.

A Secretaria reforça que a vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença e apresenta eficácia de 95% a 99%. Entretanto, assim como qualquer vacina ou medicamento, pode causar eventos adversos, como febre, dor local, dor de cabeça, dor no corpo.