Ministério Público em Pouso Alegre (Foto: PousoAlegrenet)

O Ministério Publico abriu inquérito contra a Copasa para investigar possível lançamento de esgoto não tratado em rios de Pouso Alegre.

O inquérito Cívil nº MPMG-0525.18.000073-5 foi aberto pela 9º Promotoria de Justiça de Pouso Alegre após recebimento do relatório final de uma Comissão Especial realizada pela Câmara Municipal.

O relatório contem estudos, análises e provas de que a Copasa estaria lançando esgoto nos rios Mandu e Sapucaí. Desde então, vereadores tem cobrado um atitude do poder executivo e judiciário.

A comissão concluiu que a Copasa lesa a população, e pediu o fim da cobrança da taxa de esgoto na cidade.

Denúncias vem acontecendo há anos

As denúncias contra o lançamento de esgoto pela Copasa vem acontecendo há anos. Em 2016 uma outra Comissão na Câmara também chegou a mesma conclusão quanto ao serviço da empresa. Moradores já fizeram denúncias tanto através da imprensa, quanto diretamente ao Ministério Público, e até abaixo-assinados.

Esgoto sendo lançado em rio em Pouso Alegre (Foto: Altieres Domingues / 2016)

Cidades lutam na justiça contra Copasa

E as queixas não se resumem a Pouso Alegre, mas a muitas cidades mineiras. A administração de Extrema, por exemplo, entrou na justiça contra a empresa.

Outra Sul-mineira, em Guaxupé, a taxa de esgoto foi suspensa em janeiro deste ano por determinação da justiça.

O outro lado

Procurada pelo PousoAlegrenet, a COPASA, disse que trata o esgoto coletado em Pouso Alegre e que representantes da Companhia irão se reunir com a 9ª Promotoria de Justiça, no próximo dia 21, a fim de entender o inquérito civil e, então, tomar as devidas providências.