PousoAlegrenet

Menu

Pouso Alegre ganha Sala do Empreendedor para agilizar e facilitar negócios

Com os serviços centralizados, expectativa é que o processo de abertura de empresas seja realizado em até 5 dias após o pedido

Vice-prefeito, Paulo Valdir, na cerimônia de inauguração (Foto: Prefeitura)

Empreendedores de Pouso Alegre tem agora mais facilidade para a abertura e manutenção de negócios. Desde a segunda-feira (16), começou a funcionar na cidade a ‘Sala Mineira do Empreendedor’.

O local reúne diversos serviços de interesse dos empreendedores, principalmente de Microempreendedores Individuais, os chamados MEI’s.

A iniciativa, existente em diversas cidades de Minas Gerais, é realizada através da parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MG), Junta Comercial de Minas Gerais (JUCEMG), com a prefeitura local. Em Pouso Alegre, a parceria também englobou a Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (ACIPA).

Rafael Simões falou da importância deste espaço (Foto: Prefeitura)

Durante a inauguração, o prefeito Rafael Simões (PSDB) falou da importância deste espaço para Pouso Alegre.“Temos que apoiar os novos investimentos, derrubando algumas barreiras burocráticas impostas pelo próprio Poder Público. Temos que facilitar a vida daqueles que investem seu capital no município. Quem ganha é o empresário, o trabalhador e a sociedade como um todo”, disse.

coordenador regional da JUCEMG, Luiz Carlos Manjiapelo (Foto: Prefeitura)

O coordenador regional da JUCEMG, Luiz Carlos Manjiapelo, relembrou todo o caminho que era necessário ser percorrido pelo empreendedor até chegar ao licenciamento. “Agora, todo o atendimento será concentrado num único espaço”, enfatizou.

Anderson Machado de Faria, do SEBRAE (Foto: Prefeitura)

O analista técnico microrregional do Sebrae/MG, Anderson Machado de Faria, ressaltou o papel da instituição nesta parceria. “O foco é implementar o empreendedorismo e, com isso, contribuir com a melhoria da economia no município”, explicou.

Luiz Felipe Vargas, da ACIPA (Foto: Prefeitura)

Pouso Alegre é a primeira cidade a contar também com a participação da Associação do Comércio e Indústria na Sala do Empreendedor. Para o presidente da ACIPA, Luiz Felipe Vargas, muitas pessoas trabalham na informalidade porque não encontram apoio para abrir seus negócios. “Agora teremos a garantia de abertura da empresa em até cinco dias, no máximo”, afirmou.

A Sala Mineira do Empreendedor funciona no mesmo prédio da Central de Atendimento, na Praça Garcia Coutinho, nº 17 – Centro.

Confira abaixo todos os atendimentos oferecidos na Sala Mineira do Empreendedor em Pouso Alegre:

Orientações e informações:

  • Processo de registro (CNPJ, Inscrição Estadual e Inscrição Municipal);
  • Processo de licenciamento municipal (Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Meio Ambiente);
  • Cadastramento como fornecedor da prefeitura;
  • Participação nos processos de compras públicas municipais;
  • Mapa de oportunidades para o empreendedor;

Serviços

  • Consulta de viabilidade;
  • Protocolo do licenciamento municipal de MEI, ME, EPP e demais empresas;

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.