Unidade de Saúde do bairro Colinas de Santa Barbara está sem AVCB e com extintores vencidos (Foto: PousoAlegrenet)

Pelo menos três unidades de saúde em Pouso Alegre estão funcionando sem alvará do Corpo de Bombeiros. Pior, há unidades sem o extintor de incêndio, e quando há, estão vencidos há quase 6 anos.

A situação foi flagrada e registrada na manhã desta terça-feira (17). O PousoAlegrenet visitou as três maiores unidades de saúde da cidade. Todas apresentavam riscos de segurança devido a falta de manutenção de extintores.

Na Policlínica do São Geraldo não havia extintores nos locais indicados (Foto: PousoAlegrenet)
Extintor está vencido e precisando de carga (Foto: PousoAlegrenet)

Na policlínica do bairro São Geraldo, a maior unidade de atendimento do município, não havia extintor de incêndio nos dois locais indicados.

No Pronto Socorro do bairro São João, e no Posto de Saúde do bairro Colinas de Santa Barbara, a carga dos extintores venceram em 2012, 6 anos atrás, quando deveria ter sido feita manutenção. Alguns estavam despressurizados ou indicando necessidade de carga.

Carga dos extintores venceu em 2012, quando deveria ter sido feita manutenção (Foto: PousoAlegrenet)

Nas unidades também não havia o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) expostos na entrada, o que é obrigatório. Sem o AVCB, a prefeitura não pode emitir o alvará.

O PousoAlegrenet procurou o Corpo de Bombeiros que afirmou que não emitiria o AVCB com extintores nessas condições.

Procurada, a prefeitura informou que os extintores fora do prazo de validade serão trocados apenas quando a licitação for concluída, e que seu processo está em andamento, mas não informou a data de quando será realizada.

O PousoAlegrenet também questionou a prefeitura sobre a falta do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e sobre a situação dos Alvarás, mas a prefeitura não quis responder.