Pontos Turísticos

Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana

Símbolo máximo da religiosidade pousoalegrense, um dos mais conhecidos cartões postais do município. Os vitrais e a arquitetura grandiosa, tornaram a Catedral fonte inspiradora de artistas plásticos de toda a região.

Cristo Redentor

Cristo Redendentor de Pouso Alegre

Conhecido como o 2° maior do Brasil, o Cristo Redentor possui 32 metros de altura, um belíssimo mirante e um grande projeto já em andamento, para a construção de lanchonete, sanitários, estacionamento e uma belíssima rampa de voo livre. O trajeto para se chegar ao cristo, recentemente foi reestruturado para oferecer maior segurança aos visitantes.

Mercado Municipal

Mercado Municipal Pouso Alegre

Ponto de encontro de antigos e novos moradores de Pouso Alegre, o “Mercadão”, como é conhecido, deixou de ser apenas um lugar para as compras de hortifrutigranjeiros para se tornar um relaxante e descontraído ambiente para bate papos e degustação do delicioso pastel de farinha de milho, que é o atrativo principal da culinária local.

Teatro Municipal

Pouso Alegre Pontão Cidades Invisíveis

Construído em meados de 1875, o Teatro Municipal é o maior palco de artes cênicas do município. Em 15/09/1999 foi totalmente restaurado e reaberto. Por se tratar de uma obra centenária, se tornou um dos grandes ícones da cultura pouso-alegrense.

Fontanário Machado

Fontanário de água Mineral, localizado em uma área de proteção ambiental, no Bairro Colinas de Santa Bárbara. Foi inaugurada em novembro de 1998 e em setembro de 2002 passou por uma reestruturação ficando mais moderna e de fácil acesso.

Parque Zoobotânico

Caminhos ...

Com 386 hectares abriga extraordinária diversidade biológica, compreende espaço turístico e trilhas para os amantes da natureza e de longas caminhadas. Possui um pequeno zoológico com diversos animais e pássaros, um explendoroso orquidário, área de recreação, cantina, sanitários e uma bela diversidade botânica.

Maria Fumaça

Locomotiva 205

A velha tradição mineira dos trens de ferro revive hoje os seus tempos de glória, através da Maria Fumaça. Com quatro vagões recuperados pela Associação Pró-ferrovia do Sul de Minas, com apoio da Administração Municipal, a “Maria Fumaça” faz um belo passeio, onde são 3 km de percurso, onde ao passageiro é oferecido uma belíssima paisagem mineira. Há também na estação de embarque um museu onde o turista pode conhecer diversos objetos usados no passado.

Museu Histórico Tuany Toledo

Ponto de interesse dos mais saudosos pouso-alegrenses. Neste museu, encontram-se registradas fotos, documentos livros e objetos datados há mais de um século, todos possuindo grande valor histórico e marcantes da vida de Pouso Alegre.

Galeria Artigas

Exposição de pintura e escultura durante todo o ano, com obras de artistas das mais diversas tendências; porta de entrada da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, passagem obrigatória de apreciadores de artes.

Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubistcheck de Oliveira

Conservatório de música de Pouso Alegre

Centro musical do mais alto conceito na comunidade artística de toda região, o prédio do CEMPA, situado no antigo Colégio Santa Dorotéia, bem no centro de Pouso Alegre, tem uma arquitetura majestosa com marca do passado das freiras Dorotéias.

Fonte Luminosa

Construída em 1935, foi pioneira na região.

Menu