Carnaval de Pouso Alegre está cancelado e festas proibidas (Foto: Arquivo / Neto Amoroso)

O feriado de carnaval 2021 em Pouso Alegre está oficialmente cancelado. O projeto de lei do prefeito Rafael Simões (DEM) cancelando o ponto facultativo do serviço municipal foi aprovado pela Câmara na noite desta terça-feira (2), com o intuito de evitar aglomerações e disseminação do
novo coronavírus.

Apesar de ser adotado nacionalmente, o Carnaval não é um feriado nacional, e sim um ponto facultativo estabelecido por leis ou decretos municipais e estaduais aos seus servidores. Assim, cabe a cada empresa decidir se vai dar folga aos seus funcionários ou não.

Mas quem tiver folga, não vai poder festejar. O projeto também proibiu a realização de eventos em ruas, casas de festas, bares, clubes, restaurantes, chácaras, sítios e locais similares, bem como a realização de quaisquer festas, blocos carnavalescos ou eventos de pré-carnaval, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por iniciativa pública ou particular, no período em que seria celebrado o carnaval de 2021 — de 12 a 17 de fevereiro.

O descumprimento acarretará o fechamento compulsório do estabelecimento, com recolhimento do respectivo Alvará de Localização e funcionamento.

Além de Pouso Alegre, o ponto facultativo do Carnaval foi cancelado em grande parte das capitais e diversas outras cidades do país.