Zema anunciou a criação da ‘onda roxa’, que é obrigatória (Foto: Reprodução Facebook Romeu Zema)

Por enquanto, a região de Pouso Alegre não será obrigada pelo Governo de Minas a fazer um lockdown. Nesta quarta-feira (3), o governador Romeu Zema anunciou que apenas as regiões Triângulo Norte e Noroeste terão obrigatoriamente que entrar na chamada ‘Onda Roxa’, onde apenas serviços essenciais podem funcionar e há toque de recolher.

Parte da Região Sul, onde se encontra Pouso Alegre, e que estão em vermelho, estarão em observação diária e podem passar ao nível roxo, informou Zema.

Obrigatoriedade

Antes, os prefeitos poderiam escolher se o município iria aderir — ou não — ao Minas Consciente. Agora, a adoção dos protocolos é obrigatória.

“Estamos falando do colapso da rede de saúde na região. Não é um problema municipal mais. É um problema regional. A prefeitura (das cidades) que estiver na região da onda roxa terá duras restrições quanto às atividades econômicas e horários”, explicou o governador.

O que muda na onda roxa

A circulação de pessoas e veículos nas localidades fica limitada a serviços essenciais. Entre 20h e 5h, haverá toque de recolher. Pessoas sem máscara não poderão frequentar espaços público ou de uso coletivo. Indivíduo com sintomas de gripe, a não ser para consultas médicas, também não podem circular pelas ruas.

Eventos com aglomerações, ainda que com caráter familiar, estão proibidos. Haverá barreiras sanitárias.

Medidas valem por 15 dias

As medidas valem por 15 dias e foram classificadas como “pontuais” por Zema. “Espero que seja suficiente, mas estaremos revendo continuamente o que for necessário. Se, daqui dois ou três dias for necessário que uma região migre para a onda roxa, iremos fazer. Estamos falando de necessidade — e não de opção. Não há outro caminho a não ser esse”.