
A Expresso Planalto suspendeu nesta terça-feira (29) a paralisação marcada para a esta quinta-feira (1º de julho) em Pouso Alegre.
A suspenção aconteceu após reunião com a prefeitura. Ela irá encaminhar a Câmara um projeto para criação de um fundo, que auxiliará no custeio da tarifa do usuário e melhorias no transporte coletivo. A Planalto apresentará as tabelas de custos da empresa.
Para aprovação do fundo, a Câmara tem cobrado da empresa uma série de compromissos, como; não haver demissões, retorno integral da frota contratada, manutenção das linhas sociais e gratuidades, manutenção do valor da tarifa até dezembro de 2021, além de melhorias nos índices de qualidade e satisfação.
Ontem, o Diretor de Negócios da Expresso Planalto, Roberto Torres Santana, esteve na Câmara para explicar a situação. Com a queda no número de passageiros, e aumento dos custos, entre eles do combustível, a Planalto tem acumulado prejuízos para atender as linhas e regras determinadas pela prefeitura.
Ele explicou que há dois caminhos a seguir:
- O da Índia, onde, assim como no transporte clandestino, as empresas são livres para cobrar o que quiser e fazer os horários que quiser, e não são obrigadas a cumprir gratuidades;
- Ou o modelo europeu, com regras de qualidade, gratuidades e linhas determinadas mesmo com baixa procura. No modelo Europeu, porém, o sistema de transporte acaba tendo que ser subsidiado pelo poder público para não sobrecarregar a tarifa.