Rafael Toledo tinha 50 anos (Foto: Redes Sociais)

Um dos mais talentosos e completos artistas de Pouso Alegre e região faleceu nesta sexta-feira (2) vítima da Covid. Rafael Toledo estava internado no hospital das Clínicas Samuel Libânio há mais de um mês.

Rafael José Toledo também era professor de música. Ele tinha 50 anos, completado no último dia 20 de junho. Ele deixa esposa, três filhos e netos. Ainda não há informações sobre velório.

O PousoAlegrenet se solidariza com a família de Rafael Toledo, e todas as outras vítimas da Covid. Que Deus dê força a todos.

Confira a biografia

Cantor, compositor, instrumentista, arranjador e produtor musical, iniciou-se na música cedo, tocando em festivais com grupos e artistas do Sul de Minas. Em 1989 entrou para o Grupo Telhado de Itajubá-MG, que chegou a se apresentar ao lado de Lô Borges e Toninho Horta, entre outros.

No início dos anos 90 acompanhou a cantora Ceumar e Tata Figueiredo e, no final da mesma década, fez parte da banda da cantora Márcia Salomon, lançada por Roberto Menescal. Em 1993 mudou-se para Pouso Alegre-MG, iniciando carreira solo em 1994, com a gravação em 1997 de CD Single.

Em 1999 compôs e produziu o CD “Gente Pequena Também se Expressa”, projeto pioneiro no Brasil de gravação de poemas coletivos de alunos com idade de 3 a 12 anos do Colégio João Paulo II de Pouso Alegre.

Em 2000 conquistou o Prêmio de Melhor Arranjo no Fest-Belô com a música “Boca de Forno” de Wolf Borges, também incluída no Projeto Itaú Cultural. Em 2001 lançou seu primeiro CD solo, “Climas”, apresentando composições próprias com forte acento pop, contando com a participação do amigo Wilson Sideral. Em 2002 foi indicado para o 5o Prêmio VISA MPB Vocal entre os 24 melhores intérpretes do Brasil.

Participou de vários trabalhos de músicos e amigos, entre eles o CD Singular, de Wolf Borges, tendo canções de sua autoria recorrentemente interpretadas em outros trabalhos, como em discos de Geraldo Jr., Rô e Coral Cantinho da Boca – neste também participando como músico e arranjador. Compôs a trilha do Filme “Cachorrinho sem Dono” do cineasta Renato Lepch, premiado na Mostra Nacional de Cinema Infantil de 2006 em Florianópolis como melhor filme.

Lançou em 2011 o álbum “Música Brasileira”, contando com participações especiais diversas, como do percussionista sueco Sebastian Notini e da cantora Márcia Salomon. É Diretor Musical do espetáculo “O Eterno Aprendiz Eterno” uma versão poética da vida e da obra de Gonzaginha, com turnê nacional por todo o país desde 2013. Há alguns anos vem musicando poemas de Leide Moreira, interpretadas ao lado de Elder Costa.

Em 2016 montou com Omar Fontes Jr. Paulo Tutuca, Bruna Moraes e Peter Mesquita o grupo Melissa e os Jacarandás. Atualmente vem compondo e arranjando duas novas trilhas para animações do cineasta Renato Lepsch.