
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi lembrado com uma passeata nesta quarta-feira (18), em Pouso Alegre. A data comemorada em 18 de maio busca reforçar as grandes lutas e conquistas do Movimento Antimanicomial e avançar as discussões sobre o assunto.
O evento promovido pelo município visa reforçar a importância do cuidado adequado com a saúde mental. A passeata reuniu pacientes, familiares profissionais de saúde e estudantes de psicologia e medicina.
“Nós nos reunimos para reforçar o esse movimento que surgiu a partir da reforma psiquiátrica e trouxe um novo modelo de tratamento para pessoas com sofrimento mental grave, persistente e para pessoas com o uso abusivo de substâncias psicoativas, deixando para trás um passado de violações de direitos humanos e abusos contra pacientes que viveram nos antigos manicômios”, explica a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, Amanda Ribeiro De Souza.
A coordenadora explicou ainda que as mudanças da reforma possibilitaram o surgimento dos CAPS. A rede de serviços oferece um novo modelo de assistência à saúde mental com tratamentos biopsicossocial e em liberdade aos pacientes.
“Em Pouso Alegre, nós tratamos a saúde mental com muita atenção e integrada a diversos profissionais que passam por conferências e reuniões junto com os pacientes para que todos tenham espaço e voz o que leva ao melhor atendimento. Recentemente, tivemos a inauguração do CAPS II no bairro Jardim Canadá que atende os pacientes em um belo espaço, com liberdade e conforto para eles e para os profissionais que assim desenvolvem um melhor trabalho e o paciente fica mais feliz”, destaca Silvia Regina, Secretária de Saúde do município.