O ex-prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (União), tomou posse nesta terça-feira (1º) como Deputado Federal por Minas Gerais. Com isso, Pouso Alegre volta a ter um representante da terra após 27 anos.
A última vez que uma pessoa considerada pouso-alegrense ocupou o cargo de Deputado Federal foi em 1996, ano em que Jair Siqueira deixou o cargo para voltar a disputar a prefeitura de Pouso Alegre. Siqueira não era nascido em Pouso Alegre, mas tinha fortes ligações com a cidade, da qual foi prefeito três vezes, alem de presidente do Pousão.
Desde então, a função de levar as demandas de Pouso Alegre até Brasília ficou a cargo de deputados que não tinham ligação direta com a cidade. O que mais se destacou nesses anos foi o agora ex-deputado Bilac Pinto (União), de família tradicional Santa-ritense. Bilac não disputou as últimas eleições, e transferiu seu capital político para Rafael Simões.
Pouso-alegrense, Simões é advogado e produtor rural. Foi presidente da OAB em Pouso Alere e da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Teve grande destaque na presidência da Fundação do Vale do Sapucaí (FUVS), mantenedora do Hospital das Clínicas Samuel Libânio e da Univás.
Em 2016, Simões foi eleito prefeito de Pouso Alegre, com a maior porcentagem e números de votos da história da cidade. E em 2020, foi reeleito, batendo o próprio recorde.
Em 2022, deixou a prefeitura para disputar as eleições para Deputado Federal. Rafael Simões foi o 10º mais votado entre os 53 eleitos por Minas Gerais. Obteve 144 mil votos, sendo 47 mil em Pouso Alegre, e 97 mil nas outras cidades da região.
Simões faz primeiro discurso após tomar posse como Deputado Federal