O Deputado Federal Rafael Simões divulgou nesta quarta-feira (19) que assinou a CPMI dos atos criminosos de 8 de janeiro. Simões disse que tomou a decisão após imagens até então inéditas obtidas pela CNN mostrarem a atuação durante os atos de 8/1 do Gabinete de Segurança Institucional e seu ministro-chefe, escolhido pelo governo Lula.

“Até então não havia assinado a CPMI, pois entendia que a estratégia não era a melhor. Mas diante dos fatos, apontados a pouco, revelados ao povo brasileiro, eu sou agora defensor da CPMI. Estarei assinando com a orientação do André [deputado federal] para que a gente apure todos os fatos que aconteceram”, explicou Simões, que gravou vídeos com os deputados federais André Fernandes [autor do pedido da CPMI] e do deputado Nikolas Ferreira.

Imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto mostram um grupo mais agressivo iniciando a invasão, e por diversas vezes, militares do GSI recuando, ou até não agindo. Militares do GSI chegaram mais de uma vez a cumprimentar invasadores. As imagens também mostra o Ministro-chefe do GSI abrindo porta para que invasores, aparentemente, deixassem o palácio.

“O GSI do Lula não apenas facilitou a entrada dos invasores no dia 8 de janeiro, como também os invasores receberam orientações do ministro chefe do GSI, Gonçalves Dias, escolhido por Lula. Alguma dúvida de que a CPMI do 8 de janeiro é prioridade?”, escreveu nas redes sociais o deputado André Fernandes (PL-CE), autor do pedido de CPI mista.

Para as 14h desta quarta, estava prevista a participação do ministro Gonçalves Dias na Comissão de Segurança da Câmara. O ministro falaria sobre o dia 8 de janeiro, mas não compareceu, e apresentou um atestado médico. Diante disso, os deputados aprovaram uma convocação do ministro para prestar esclarecimentos. No caso de uma convocação, o ministro é obrigado a comparecer.

O GSI emitiu uma nota a respeito das reportagens veiculadas hoje com as imagens

“A respeito de reportagem veiculada no dia de hoje, sobre os ataques do 8 de janeiro, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) esclarece que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos”, disse o GSI.

Atualização: – Matéria atualizada às 16h29m para inclusão de nota do GSI