Pessoas madrugam por senha para vistoria no Detran de Pouso Alegre (Foto: Wagner Lopes)

A Assembleia de Minas aprovou em 2º turno nesta quarta-feira (29) a PEC que retira Detran da estrutura da Polícia Civil. O projeto foi aprovado por 53 votos contra 17, e segue para sanção do governador Romeu Zema (NOVO).

O texto aprovado retira das atribuições da Polícia Civil as atividades de registro e licenciamento de veículos e de habilitação de condutores.

A ideia de Zema é entregar a administração da autarquia de trânsito à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Assim, policiais civis não seriam mais os responsáveis por serviços como o licenciamento e o registro de veículos, bem como o processo de concessão de habilitação.

Pessoas madrugam por senha para vistoria no Detran de Pouso Alegre (Foto: Wagner Lopes)

Em Pouso Alegre, o Detran é alvo de reclamações frequentes. No ano passado, era necessário madrugar na fila para conseguir pegar uma senha de vistoria. Na época, o Detran justificou dizendo que havia um acumulo de demanda devido ao tempo de adaptação ao novo sistema online. Porém, moradores veem relatando ao PousoAlegrenet que o problema ainda voltou a se repetir, mais de um ano depois.

A última reclamação foi na sexta-feira (14) passada. O morador Wagner Lopes relatou que precisou ir três vezes até o local de vistorias do Detran. “Muitas pessoas foram embora pois não distribuiam mais senhas. Eu tentei a sorte e fiquei esperando acabar as vistorias para ver se conseguiria ser atendido, e fui. Mas é um absurdo. Uma desorganização, falta de gestão. A gente vê tudo o que é história alí naquela fila. Pessoas que chegaram as 3 horas da madrugada. Gente da zona rural, gente que trabalha em empresa e tem que ficar explicando o porque ainda não voltou ao trabalho. Gente que veio de outra cidade, e não conseguiu senha e teve que ir embora”.