Foto: Univás

O estudante do 3º ano do curso de Medicina da Univás, Guilherme Kallás Hueb, conquistou o primeiro lugar no 49º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. O evento foi realizado nos dias 26 e 27 de maio na cidade de Maceió (AL).

O acadêmico de 21 anos apresentou uma pesquisa e trabalho científico com o tema “Fatores preditores de extubação precoce no pós-operatório de cirurgia cardíaca”. “Para mim, poder levar o nome da Univás ao primeiro lugar do pódio foi motivo de muito orgulho e felicidade”, disse Guilherme.

Foto: Univás

O trabalho  vencedor superou outras cem pesquisas concorrentes. “Isso torna  a premiação torna-se ainda mais significativa. O congresso é um lugar onde o conhecimento flui, é um momento de aprendizado ímpar com novos e renomados profissionais de saúde. Durante o congresso, que é considerado o mais importante e mais conceituado a nível nacional, foram apresentadas cem pesquisas e apenas quatro foram selecionadas para apresentação e no final conquistei o primeiro lugar. Foi demais”, acrescenta o estudante.

Para a realização da pesquisa acadêmica que levou ao 1º Lugar do Prêmio Acadêmicos Temas Livres, Guilherme coletou dados de pacientes de janeiro de 2020 a junho de 2022 no Hospital das Clínicas Samuel Libânio. “É excepcional e um privilégio poder contar com um Hospital Universitário. Para nós acadêmicos da Univás, essa vivência dentro do Hospital é muito importante pois ali temos contato com vários casos dos mais simples aos mais complexos em muitas especialidades médicas, sem contar que essa possibilidade de estar próximo aos excelentes profissionais da área da saúde enriquecem demais nossos aprendizados”, analisa Guilherme.

Foto: Univás

Guilherme é neto do Dr. Elias Kallás, figura histórica da Univás, e filho do Dr. Alexandre Hueb, egresso e professor da Univás e atual diretor técnico do Hospital das Clínicas Samuel Libânio. “É um privilégio e motivo de muito orgulho poder ver um acadêmico da Univás e também meu filho conquistando o primeiro lugar em um congresso tão importante”, diz o Dr. Alexandre Hueb.

O médico ressalta ainda que um prêmio como este mostra que o trabalho na Universidade tem sido bem feito. “Nós da Univás recebemos o primeiro lugar, conquistamos esse prêmio ao apresentar o trabalho mais importante. Isso mostra que nossa universidade é robusta e o prêmio é mais um estímulo para que acadêmicos de todas as áreas possam mostrar a força da instituição com suas pesquisas e trabalhos.”, afirma o diretor técnico do Hospital das Clínicas Samuel Libânio.