Foto: Câmara Municipal

O Projeto de Constituição em Miúdos da Câmara de Pouso Alegre foi apresentado na Organização das Nações Unidas (ONU). O programa realizado pela Escola do Legislativo consiste na aplicação do estudo de leis em linguagem adaptada para crianças e adolescentes.

O evento internacional de cooperação técnica ocorreu na 6ª edição da SAEG – Semana da Avaliação em Escolas de Governo, em Genebra, Suíça, nos dias 14 e 15 de setembro. A Escola do Legislativo da Câmara foi selecionada para representar o Brasil como modelo para cooperação técnica e a apresentação do projeto foi realizada pelo presidente da Câmara, Leandro Morais, e pela Diretora da Escola do Legislativo, Emanuela Barreto e pôde ser acompanhada por dezenas de países que buscam e oferecem cooperação técnica aos participantes.

“Nossas crianças estão sendo educadas de uma forma admirada no mundo todo e isso muito nos orgulha. Vamos continuar a trabalhar pela multiplicação da Educação Cidadã, equipados com um time que acredita na democracia”, disse Leandro Morais.

“Foi uma grande honra poder estar na Universidade de Genebra e também na ONU representando o trabalho que há mais de 20 anos a Escola do Legislativo desenvolve na promoção da cidadania de nossos jovens e crianças”, acrescentou Emanuela.

Foto: Câmara Municipal

De autoria de Madu Macedo, a Coleção em Miúdos hoje é composta por sete livros que já chegaram a 626 cidades brasileiras: Constituição em Miúdos I e II, Cartilha de Atividades, Lei Maria da Penha em Miúdos, Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos, Estatuto da Criança e do Adolescente em Miúdos, Código de Defesa do Consumidor em Miúdos.  Em Pouso Alegre, as atividades são realizadas com alunos do 4º e 8º anos da Rede Municipal de Educação, com alunos do Ensino Médio das escolas estaduais e também particulares.

“É uma grande satisfação ver um trabalho iniciado enquanto diretora da escola e hoje tocado com tanta competência e presteza pela atual diretora, Manu Barreto, chegar tão longe.  Parabenizo o presidente Leandro Morais pelo apoio ímpar dado à educação cidadã”, afirma Madu Macedo.

O presidente da Escola do Legislativo, vereador Bruno Dias, avaliou o sucesso do projeto agora internacionalmente. “Boas experiências precisam ser compartilhadas e que cada vez que uma criança ou um adolescente tem acesso ao conhecimento dos seus direitos, garante-se a eles segurança e democracia”.