*Matéria patrocinada de responsabilidade do Sicredi
Como forma de valorizar, informar e se aproximar cada vez mais das pessoas que são as representantes dos associados, a Sicredi Conexão promoveu o Encontro com os Coordenadores de Núcleo de Minas Gerais, no dia 1º de novembro, em Pouso Alegre. O intuito foi promover um diálogo sobre a gestão e o desenvolvimento da Cooperativa, deixando-os inteirados sobre o que acontece no dia a dia do empreendimento e sobre os projetos previstos.
Na oportunidade, a presidente Angelita Marisa Cadoná apresentou os números atualizados da instituição, promoveu reflexões estratégicas para compreensão da organização do quadro social, construção da jornada de formação e desenvolvimento das lideranças, além de posicionar a evolução da Cooperativa na atuação econômica e social, e também no contexto atual do cooperativismo financeiro nacional.
Ainda, propôs a capacitação “Jornada de Formação e Desenvolvimento”, voltada aos coordenadores de núcleo – formação que os conselheiros de Administração e Fiscal, diretoria executiva e gerentes já estão participando –, no intuito de mantê-los atualizados. O curso, que conta com a consultoria especializada de Ademar Schardong, que possui vasta experiência em cooperativismo e mercado financeiro, soma seis módulos, de 8 horas cada.
A preocupação da direção da Cooperativa em oferecer a formação, além da proximidade com os representantes dos associados foi mencionada pelo coordenador de núcleo da agência Itajubá Boa Vista, Edimar Márcio Ribeiro. “Estou muito feliz e me sentindo valorizado por fazer parte deste grupo, estando à par de tudo o que está sendo feito por esta instituição. É com muita satisfação que menciono esta proximidade, esta humanização que o Conselho e gestores têm com nós e com os demais associados. Este é um grande diferencial do Sicredi, pois enriquece e fortalece a atuação da Cooperativa e, ainda, traz um sentimento de pertencimento”, assegura Ribeiro.
O coordenador ainda elogiou os dados apresentados durante o encontro. “Ficamos conhecendo os números atualizados da Sicredi Conexão e estamos impressionados positivamente, pois mostram a grandeza desse sistema. Sabemos que isso se deve ao trabalho sério e responsável, envolvendo também toda a atuação social que beneficia as pessoas e as sociedades. Tenho certeza que 2024 será um ano de grande evolução, pois o Sicredi está preparado para isso, sendo uma instituição firme, sólida, além de próxima e preocupada com os associados. É isso que faz toda a diferença”, frisa.
Os representantes dos associados
De acordo com a presidente Angelita, os coordenadores de núcleo são elos essenciais na construção de uma cooperativa de crédito verdadeiramente centrada nas pessoas, pois suas atuações garantem que as escolhas estratégicas da instituição estejam alinhadas com as expectativas do quadro social e da sociedade onde está inserida, promovendo transparência e participação democrática.
– Através dos coordenadores de núcleo, os associados têm voz ativa, contribuindo para o crescimento sustentável da instituição e fortalecendo a cooperação entre os membros. Neste sentido, a Cooperativa vem realizando diversas iniciativas de informação e capacitação para os coordenadores, visando aprimorar seus conhecimentos, competências e habilidades, contribuindo, desta forma, para a qualificação da estrutura de governança no processo de tomada de decisão – finaliza a presidente.