Avançou a construção da Casa de Bombas para proteção contra enchentes na Diquinha em Pouso Alegre. A Prefeitura também está reformando a Casa de Bombas da Dique 2.
Segundo a Prefeitura, as intervenções buscam minimizar os transtornos causados pelas enchentes nestes locais. As estruturas são compostas por sistemas de bombeamento contra e um sistema de comportas, que gera o esvaziamento das águas pluviais que chegam aos bairros próximos, evitando a inundação.
“São obras de suma importância e que estamos sempre acompanhando de perto. A casa de bombas da Dique 2 foi totalmente reformada, agora conta com uma guarita que foi construída para maior segurança, nova tubulação, banheiro para os seguranças, quadros de comando moderno, entre outros avanços. A Dique 1 está em funcionamento e a Diquinha está em fase avançada e em breve será entregue para o povo”, diz o prefeito Cel Dimas.
Ainda conforme a Prefeitura, essas obras são uma preparação da cidade para o período de fortes chuvas que está por vir. “A urbanização do município acarreta em mudanças nas condições de infiltração do solo pela impermeabilização, por conta do decorrente uso e ocupação por diversos edifícios, estradas, praças, ruas, etc. Sendo assim, a área de infiltração das águas pluviais diminui consideravelmente, ocasionando um aumento dos volumes de escoamento superficial, por isso a construção dessas casas de bombas são essenciais”, ressalta o Secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Renato Garcia.