O vice-prefeito de Itajubá, Nilo Baracho (Foto: Prefeitura de Itajubá)

O vice-prefeito de Itajubá, Nilo Baracho, foi preso durante uma operação contra corrupção realizada pela Polícia Civil e Ministério Público nesta terça-feira (20). As investigações apontam superfaturamento em serviços de manutenção de veículos da frota municipal.

A Operação Sepulcro deu cumprimento a sete mandados de prisão e 13 de busca e apreensão em Itajubá, Piranguçu, Campos do Jordão e São José dos Campos. Além do vice-prefeito, foram presos um servidor público municipal e três empresários. A operação teve ainda a apreensão de dinheiro, joias, celulares, veículos e documentos.

Conforme as investigações, o município realizava o pagamento de serviços mecânicos que não eram realizados. Eles utilizavam a falsa inserção de notas fiscais de peças nunca utilizadas nos veículos e, em contrapartida, os agentes públicos recebiam valores para que os desvios pudessem ocorrer.

Foto: Ministério Público

Paralelamente, a Polícia Civil deu apoio ao GAECO na “Operação Transfusão”, que investiga desvios de recursos públicos e privados no Hospital das Clínicas de Itajubá. Nesta ação foram cumpridos quatro mandados de prisão e 15 de busca e apreensão.

A Prefeitura de Itajubá informou por meio de uma nota oficial que está “à disposição para colaborar com quaisquer investigações que apurem irregularidades”.