Foto: EPR Sul de Minas

A rodovia entre Monte Sião e Ouro Fino será a primeira de Minas Gerais com pedágio automático sem cancela. O motorista que não pagar em até 15 dias será multado por evasão de pedágio.

De acordo com a EPR Sul de Minas, responsável por administrar as rodovias da região, o chamado free flow é um projeto pioneiro e será instalado em formato experimental no km 12,7, na MG-459, em Monte Sião.

O free flow é uma metodologia de passagem que não necessita da instalação dos modelos convencionais de praças de pedágio com cabines e cancelas. A estrutura do sistema free flow de pedágio e sem cancela é um pórtico que recebe a instalação de câmeras e sensores que fazem a leitura da placa ou etiqueta eletrônica (tag) dos veículos.

Os sensores localizados nas estruturas dos pórticos do free flow são capazes de identificar a altura, largura e comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos e funcionam até mesmo em situações de baixa visibilidade e acostamento.

Para facilitar o pagamento da tarifa do pedágio, a recomendação é que os veículos estejam com a etiqueta eletrônica de cobrança (tag) previamente instalada no para-brisa, para que o valor seja faturado automaticamente. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Taggy, assim como instituições as financeiras – os bancos, disponibilizam este serviço por meio dos seus sites e aplicativos.

O condutor que não tiver a tag terá outras alternativas para fazer o pagamento do valor do pedágio em até 15 dias depois da passagem pelo pórtico ou pagar de forma antecipada e gerar um crédito de passagem com a concessionária. No formato digital, será possível efetuar o pagamento por meio do aplicativo e do site da EPR Sul de Minas www.eprsuldeminas.com.br/freeflow.

No modo presencial, o motorista poderá realizar o pagamento no totem da Bases de Serviços Operacionais (BSOs) da concessionária localizado no km 53 da MG-290, em Ouro Fino, em qualquer uma das demais sete praças de pedágio EPR e em estabelecimentos conveniados.

Caso o débito da passagem não seja quitado em até 15 dias após a passagem pelo free flow, o proprietário do veículo receberá uma multa por evasão de pedágio, que acarreta no pagamento de R$ 195,23 ao Governo do Estado, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As obras para a montagem da estrutura iniciaram em fevereiro e seguirão na primeira quinzena de março. A previsão é de que, em abril, o free flow comece a operar na MG-459.