
Um mutirão de limpeza contra a dengue será realizado neste sábado (16) em vários bairros de Pouso Alegre. A ação acontece das 8h às 12h.
De acordo com a Prefeitura, o objetivo é combater os focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação irá abranger, além do bairro São João, o Guadalupe, o Amazonas, o Jardim São João, o Distrito Industrial e o Vista Alegre.
A ação contará com:
- orientação por parte dos Agentes Comunitários de Saúde sobre a coleta urbana e as medidas preventivas contra as doenças;
- aplicação por parte dos Agentes de Combate a Endemias do fumacê costal em residências (priorizando os quarteirões com casos confirmados de dengue);
- o cata-treco estará com cinco caminhões e duas máquinas retroescavadeiras para recolher objetos de grande porte.
No caso do cata-treco, os materiais deverão ser entregues na calçada, próximo ao número da residência, antes das 8h. Não serão coletados materiais não autorizados, como materiais de construção.
Durante esta semana, a equipe de limpeza urbana já está fazendo a capina e limpeza da região.
Boletim Epidemiológico
Em Pouso Alegre, dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam que já são 1.588 casos prováveis de dengue registrados e um total de 423 casos positivos confirmados em 2024. Até o momento a cidade não registrou nenhum óbito.
Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 11 casos prováveis da doença e todos eles foram confirmados. A cidade também não registra nenhum óbito. Casos de Zika Vírus não foram notificados.