Foto: PMPA

Estudantes de uma escola municipal de Pouso Alegre produzem um repelente natural contra o mosquito da dengue. O trabalho dos alunos da Escola Municipal Vasconcelos Costa foi realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Os professores receberam capacitação mediante treinamentos oferecidos pelo SEBRAE e repassaram o conhecimento aos alunos da educação integral. Nesta fase do projeto, os estudantes criaram o produto que repele o Aedes aegypti.

As oficinas foram realizadas com os alunos do 3º ao 5º ano, com idades entre 9 e 11 anos. Na Escola Municipal Vasconcelos Costa. “A ideia do repelente produzido pelas crianças surgiu a partir de um curso que nós fizemos em conjunto com o SEBRAE e essa ideia nos trouxe a possibilidade de desenvolver diversas habilidades com as crianças, além da veia empreendedora”, disse a coordenadora do período integral, Anne Freire Rodrigues.

Foto: PMPA

O repelente natural foi denominado “Xô Mosquito”. Ele foi elaborado com cravo da índia, álcool 70 e óleo de amêndoa. “O SEBRAE tem esse programa de educação empreendedora nas escolas, e, em Pouso Alegre temos esse projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, em específico com as escolas de Educação Integral, onde nós capacitamos os professores no nosso curso “Jovem Empreendedor: Primeiros Passos” e evoluímos para algumas oficinas esse ano. O projeto traz metodologias para que os profissionais repliquem em salas de aulas e criem projetos que incentivem os alunos a desenvolver soluções e a ter uma visão empreendedora. O projeto almeja tanto formar empreendedores que possam assumir posições de destaque nas empresas que trabalharão no futuro”, ressalta o Analista do SEBRAE Minas, Anderson Faria.