Foto: PMPA

A Secretaria de Saúde realizou mais de 90 procedimentos oftalmológicos em Pouso Alegre nesta quinta-feira (11). A ação foi realizada em parceria com a Clinoftalmo Laser, que disponibiliza sua equipe para realizar os atendimentos.

Foram cerca de 60 cirurgias de catarata e 40 aplicações de Anti-VEGF realizadas. Além das ações para melhorar a acuidade visual, foram fornecidas orientações pré e pós-cirurgias/aplicações, beneficiando a população que, por vezes, encontra dificuldades em acessar esses tratamentos.

“A catarata impacta diretamente na rotina do paciente, diminuindo a qualidade e quantidade da visão, diminuindo a qualidade de vida e de suas atividades sozinho. A Prefeitura, em parceria conosco, realiza essa ação social com o intuito de diminuir a fila de espera de pacientes, realizando com mais agilidades esses atendimentos cruciais, os pacientes passam a ter mais qualidade de vida, enxergar melhor e conseguir realizar tarefas simples como ir ao banheiro sozinho, escovar os dentes sozinho. Este é um papel fundamental que é obrigação, mas é muito bem feito, sem deixar a desejar”, afirma o médico oftalmologista, Hernani Dias de Souza.

A catarata é uma condição que causa opacidade no cristalino (lente interna do olho) e representa a principal causa de perda de visão globalmente e seu único tratamento é a cirurgia. No Brasil, corresponde a 49% dos casos de cegueira tratável. Com o objetivo de diminuir as filas de espera por cirurgia e aplicações de Anti-VEGF, como o AVASTIN, implementou-se um programa que contempla diversas cirurgias desse tipo.

“A estratégia de realizar mutirões oftalmológicos para tratar a catarata tem se mostrado uma solução eficiente na redução considerável da fila de espera por cirurgias, alcançando plenamente os objetivos estabelecidos durante sua implementação. Pretendemos expandir essa abordagem, promovendo mais programas similares, com atenção especial à saúde dos olhos, para assegurar que novos casos que necessitem de intervenção cirúrgica sejam prontamente atendidos. Isso reforça nosso compromisso em proporcionar acesso oportuno e eficaz aos cuidados oftalmológicos”, diz a secretária de Saúde, Rosaly Esther.