Foto: Seinfra

A Gardênia deixou de operar várias linhas que atendem Pouso Alegre e região. Algumas rotas foram destinadas a outras empresas, enquanto outras aguardam por novas empresas para prestar serviço.

Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) fiscais emitiram 44 autuações, com a retirada de circulação de 13 veículos da Gardênia no Sul de Minas.

Entre as infrações, foram identificados problemas mecânicos, irregularidades em itens de segurança e na documentação, além de descumprimento do quadro de horários.

Para assegurar o transporte dos usuários, os veículos retirados de circulação foram substituídos emergencialmente por ônibus de outras empresas que já possuem contrato de concessão com o Estado e operam em trechos na mesma região, além de possuírem frota e infraestrutura adequadas para o atendimento.

As linhas que foram retiradas de circulação atendem os municípios de Cássia, Poços de Caldas, Passos, Guaxupé, São Sebastião do Paraíso, Itajubá, Varginha, Pouso Alegre, Alfenas, Lambari, Pouso Alegre, Congonhal e São Lourenço.

As viagens de Belo Horizonte para a região Sul de Minas serão operadas emergencialmente pela Gontijo. Os outros trechos serão realizados pelas viações Santa Cruz e Cambuí.

Na região de Pouso Alegre as viagens para São Sebastião da Bela vista ficaram com a viação Santa Cruz e linha para Congonhal, com a Viação Cambuí. Já as linhas para Senador José Bento, Cordislândia e Santa Rita do Sapucaí seguem com a Gardênia.

Os passageiros que adquiriram passagens com a Gardênia precisam solicitar o reembolso do valor pago e efetuar a compra de novos bilhetes na empresa que está temporariamente responsável pelo trecho.

Em breve, a Seinfra realizará um chamamento público para selecionar empresas que já possuem contrato com a administração estadual e estejam interessadas em operar temporariamente as rotas suspensas da Gardênia.

Ainda conforme a Seinfra, a Gardênia poderá recorrer, tendo um prazo para sanar as irregularidades e pleitear a retomada do serviço. No total, a empresa atende 107 municípios do Sul de Minas, com cerca de nove mil viagens mensais e cerca de dois milhões de passageiros por ano.