Foto: Polícia Militar

Uma mulher foi presa nesta quarta-feira (08) por maus-tratos a um cachorro em São João da Mata. O animal foi resgatado com vários problemas de saúde e não resistiu às complicações.

De acordo com a o registro da Polícia Militar, uma representante de uma ONG de proteção animal realizou denúncias de que um cão estaria abandonado e doente em uma residência na Rua José Domingues Mendes, no centro da cidade.

Policiais foram ao local e visualizaram que o animal estava visivelmente doente e agonizando. Foi feito contato com o pai da moradora do imóvel que não estava em casa. Ele efetuou uma ligação para a filha, mas esta encerrou a chamada ao ser informada de que a polícia estava no local.

Foto: Polícia Militar

Os militares cortaram a corrente do portão e encontraram o cachorro em um local sujo de fezes, com pães no chão que havia sido jogados por vizinhos. O animal foi resgatado e encaminhado ao hospital veterinário, mas não resistiu aos problemas de saúde.

Conforme o relatório do médico veterinário o animal chegou na clínica morto. Ele apresentava quadro grave de desidratação, mucosas esbranquiçadas, estado severo de caquexia (perda de peso) e feridas pela região do abdômen, podendo ter sido acometido por doença infectocontagiosa grave. Diante disso, foi atestado que o caso configura atos de maus-tratos.

Foto: Polícia Militar

Após o socorro ao animal, a mulher chegou ao local e afirmou que sabia que o cão estava doente, mas que mantinha o animal alimentado e hidratado. Ela disse ainda que comprou remédios, mas que desde domingo (05) não estava ficando no imóvel com medo do seu ex-namorado, que a estava ameaçando. Entretanto, a mulher afirmou que todos os dias comparecia ao local e alimentava o animal e que na terça (07) havia visto o cão e que ele estava bem

Diante dos fatos, a mulher recebeu voz de prisão e foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Pouso Alegre. Foi confeccionado auto de infração pelo ato de maus-tratos e aplicada a penalidade de multa simples.

Foto: Polícia Militar