Copasa lançou uma campanha que pode reduzir em até 50% as contas de famílias de baixa renda em Minas Gerais. O foco é alcançar 1,5 milhão de clientes em todo o estado com a tarifa social.
Atualmente, a Companhia possui 789,4 mil famílias cadastradas, mas a intenção é duplicar esse número e conceder condições especiais a famílias de baixa renda nos 637 municípios mineiros onde a Copasa detém concessão.
A Copasa alerta que somente neste ano 288 mil clientes poderão perder o benefício por falta de atualização no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para evitar que isso aconteça, eles têm até 25 de junho para efetuar a atualização dos dados.
Por conta disso, a campanha busca promover incentivos para garantir que famílias elegíveis de todas as regiões conheçam esse direito. Para informar a população, além de comunicados de alerta nas faturas, a Copasa está enviando SMS para os clientes que perderam ou estão prestes a perder obenefício. Outra frente em que a Copasa está atuando é em parceria com as secretarias sociais das prefeituras através das equipes dos CRAS.
Para facilitar o contato, o serviço de solicitação de atualização e cadastro dos dados pode ser feito pelo WhatsApp (31) 99770 7000 e WebChat no site www.copasa.com.br.
Como aderir à Tarifa Social
A tarifa social da Copasa é disponibilizada às famílias inscritas no CadÚnico, que tenham a renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e residam em imóvel residencial.
O primeiro passo é procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município para inscrição ou atualização do cadastro no CadÚnico e assim obter o documento chamado “Folha Resumo”.
Em seguida, o cliente deve entrar em contato com a Copasa, por meio de um dos canais de relacionamento com o cliente, e, além da “Folha Resumo”, apresentar o CPF e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa.
Depois disso é só aguardar a análise da documentação. Estando tudo certo, o benefício do desconto já será concedido na próxima conta.
A redução no valor da conta é calculada de acordo com o consumo de cada família, ou seja, quanto menor for o consumo de água do imóvel, maior será o desconto, sendo limitado até 20 m³ (20 mil litros).