
Uma operação contra a exploração sexual de crianças e adolescentes prendeu uma pessoa em Pouso Alegre e 115 em Minas Gerais. A “Operação Caminhos Seguros” faz parte do Movimento Maio Laranja e foi realizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Foram realizadas atividades intensas de repressão e prevenção a essas modalidades criminosas durante 18 dias em várias regiões do estado. Ao todo, foram 115 pessoas foram presas em flagrante ou por meio de cumprimento de mandados de prisão e 13 adolescentes apreendidos.
Em Pouso Alegre, ocorreu uma prisão por mandado judicial em aberto e mais de 500 pessoas foram alcançadas com ações de panfletagens e palestras.
Na região, foram 18 presos por mandados de prisão em aberto e cinco presos em flagrante em Lavras e 3 presos em virtude de mandado e 9 em flagrante em Poços de Caldas.
A Operação Caminhos Seguros teve diligências policiais em 1.472 locais, 65 cercos em rodovias e avenidas estratégicas e a fiscalização de 2.990 veículos.
Além disso, 86 denúncias foram apuradas, 140 materiais pornográficos infantojuvenis foram recolhidos e 75 autuações do Conselho Tutelar realizadas. Mais de 500 inquéritos sobre o tema foram instaurados e outros 410 foram concluídos.