Foto: PMPA

Nesta segunda-feira (1º) a Prefeitura de Pouso Alegre apresentou o projeto do viaduto do São Geraldo e da maior ponte estaiada do Brasil que serão construídos na Avenida perimetral.

Conformes os estudos da DAC Engenharia, cerca de 14 mil veículos trafegam diariamente pela Avenida Perimetral sendo 80% veículos em viagem pela MG-290. O viaduto é considerado essencial para redirecionar o trânsito, aliviar o fluxo, e melhorar a fluidez na área.

Os estudos apontaram ainda que apenas 1 viaduto não resolveria o problema, já que o trânsito ficaria agarrado na rotatória da rodoviária e Dique 2. Por isso, lá será construído um viaduto em forma de Ponte Estaiada. Totalmente iluminada, seu pórtico central será o maior do Brasil, com 62,20 metros, o tornando um novo cartão postal de Pouso Alegre.

O projeto é que as construções sejam executadas com estruturas pré-moldadas para agilizar a construção, que tem previsão de durar três anos.

Segundo a DAC Engenharia, não serão necessárias desapropriações. Projetos estão sendo estudados para ocupar de forma inteligente os espaços em baixo dos viadutos.

Ainda conforme a Prefeitura, o próximo passo será a abertura de um processo licitatório para selecionar as empresas que executarão as obras. A princípio, a Prefeitura trabalha com a possibilidade de obter o valor de R$ 120 milhões em crédito junto a instituições bancárias. Segundo o prefeito, Coronel Dimas, a prefeitura está com saúde financeira em dia, e tem baixo endividamento.

O projeto pode ser visualizado em realidade aumentada nesse link.

Confira o vídeo de apresentação do projeto

Confira imagens:

Foto: PMPA
Foto: PMPA
Foto: PMPA
Foto: PMPA
Foto: PMPA
Foto: PMPA
Foto: PMPA
Foto: PMPA
Foto: PMPA
Foto: PMPA