Foto: HCSL

O Hospital Oncológico de Pouso Alegre realizou nesta quinta-feira (11) uma cirurgia inédita para remover um tumor de 20 cm. A operação, considerada rara, não tem precedentes na literatura médica e tornou-se um marco no tratamento oncológico.

Uma equipe multidisciplinar de mais de 20 profissionais e conduzida pelo médico Alexandre Hueb foi responsável pela retirada do tumor de mais de dois quilos que estava no tórax do paciente.

O paciente teve o nódulo identificado há um ano e meio, mas optou por não removê-lo. Entretanto, com o crescimento do sarcoma e insistências médicas, o paciente foi submetido à cirurgia.

Segundo divulgado pelo hospital, o tumor invadia o coração, pulmão e cavidade torácica, exigindo uma coordenação da equipe especializada no procedimento que durou cerca de 6 horas.

“Estamos muito felizes com o sucesso da cirurgia. Conseguimos oferecer um tratamento de qualidade para esse senhor que, por amor e dedicação à esposa, postergou o próprio tratamento. Agora, tivemos a oportunidade de cuidar dele. Acreditamos que, com a ressecção completa do tumor, não haverá recidiva, o que é uma grande vitória para a medicina e, principalmente, para o paciente”, declarou Alexandre Hueb.

Após a cirurgia, o paciente foi transferido para a UTI. Ele já está respirando sem assistência mecânica.