Foto: Copasa

As obras da Copasa para a ampliação do sistema de abastecimento de água avançam em Pouso Alegre. Os investimentos previstos são de R$ 63 milhões e os trabalhos, segundo a empresa, seguem dentro do cronograma.

Atualmente os serviços estão concentrados principalmente nos bairros Jardim Aeroporto, Morumbi, Jacarandá, São João e adjacências, onde mais de 7 mil metros de adutora de água tratada (tubulações que ligam a unidade de tratamento aos reservatórios), dos 29.595 previstos, já foram concluídos. Além disso, também foi iniciada a fundação para a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Chapadão, localizada no bairro Jardim Califórnia.

Foto: Copasa

Nos próximos três meses, a Copasa planeja executar mais 5.500 metros de adutoras e iniciar a implantação de sete novos reservatórios, que aumentarão a capacidade de reservar de água em mais de 6 milhões de litros. Além disso, pretende concluir a fundação para a ampliação da ETA Chapadão, que aumentará sua capacidade de tratamento de 6.912 milhões de litros para 25.920 milhões de litros de água tratados diariamente.

O projeto também prevê a implantação de mais de 10 mil metros de novas redes de distribuição, novas adutoras de água bruta e melhorias nas unidades de bombeamento, garantindo uma rápida recuperação do sistema em casos de interrupções, sejam elas programadas ou emergenciais.

Foto: Copasa

As intervenções tiveram início após a assinatura da ordem de serviço em abril deste ano, com previsão de conclusão para 2027.