O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou nesta terça-feira (22) que o DPVAT, não voltará a ser cobrado em Minas Gerais a partir de 2025.

A informação foi dada pelo governador durante uma entrevista à Rádio Itatiaia. “Vejo como absurdo a volta da cobrança do DPVAT, que sempre foi um seguro imposto e não um seguro opcional. Ele só serve para enriquecer amigos dos poderosos que no passado ganharam milhões com esse pagamento. Aqui em Minas não vamos cobrar isso dos proprietários de carros”, disse Zema.

O governador ainda fez críticas do Governo Federal, afirmando que “estão tapeando o povo mudando o nome para SPVAT” e que a equipe de Lula “só pensa em aumentar a arrecadação e aumentar os impostos”.

Histórico
O DPVAT havia sido extinto em 2020 por decisão do então presidente Jair Bolsonaro. Em maio deste ano, o Congresso Nacional aprovou um projeto que retoma o pagamento do imposto, agora com o nome de Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). O presidente Lula sancionou o projeto, que prevê que o seguro volte a ser pago no início de 2025 com o valor estimado de R$ 50 a R$ 60.