A Prefeitura de Pouso Alegre foi eleita a 2ª cidade mais transparente de Minas Gerais. Os Dados são do Índice de Transparência do Programa Nacional de Transparência Pública.
O índice avalia os dados sobre transparência ativa dos órgãos públicos em todo o Brasil. Com um índice de 95,23% de transparência, Pouso Alegre ficou com a segunda colocação no estado.
O Selo Diamante recebido por Pouso Alegre foi concedido a apenas seis cidades mineiras. Para isso, o Índice avaliou os portais de transparência.
“Receber o Selo Diamante no PNTP é uma grande honra e um reflexo do nosso compromisso com a transparência e com a boa gestão dos recursos públicos. Esse reconhecimento é resultado de muito trabalho e dedicação da nossa equipe, e é uma demonstração clara de que Pouso Alegre está no caminho certo, trabalhando sempre em benefício da população”, disse o prefeito Coronel Dimas.
O Programa Nacional de Transparência Pública é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricom), que atua em parceria com outras entidades como, Tribunais, Instituto Rui Barbosa, Abracom, Audicom, Ampcon e o Colégio de Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas do Brasil, avalia a qualidade da transparência pública por meio de uma série de critérios técnicos e objetivos.
A pontuação é atribuída com base na disponibilização de informações sobre receitas, despesas, licitações, contratos, convênios, além de outros dados essenciais para a fiscalização da gestão pública.
“Desde o início da gestão, temos buscado garantir que todas as informações sejam disponibilizadas de maneira clara e acessível para a população. Isso fortalece a democracia, aumenta a confiança da sociedade nas instituições e, principalmente, melhora a qualidade da gestão pública”, disse Hamilton Magalhães, Controlador Geral do município.