Foto: PMPA

Após a morte de um homem e macaco ser encontrado sem vida, ambas suspeitas de Febre Amarela, foi ligado um alerta para a vacinação contra a doença em Pouso Alegre.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que um homem de 48 anos teve a confirmação do óbito no dia 19 de fevereiro de 2025. A suspeita é de Febre Amarela, considerando os sintomas apresentados e a ausência de vacinação. Exames foram colhidos e enviados para Belo Horizonte para análise laboratorial.

Também segundo a Secretaria Municipal de Saúde, um macaco morto foi encontrado na quinta-feira (20) e o caso foi notificado como epizootia (morte de primata não humano). O animal estava em estado avançado de decomposição, impossibilitando a coleta de amostras para análise.

Embora os macacos não transmitam a Febre Amarela, eles são importantes sentinelas para o monitoramento da circulação do vírus. Diante disso, a Prefeitura reforça o alerta para que os moradores da área rural, especialmente da região do Anhumas, atualizem sua situação vacinal contra a doença.

Na manhã desta sexta-feira (21), as equipes de saúde finalizaram uma varredura na região do Anhumas para identificar possíveis criadouros do mosquito transmissor e orientar os moradores sobre medidas preventivas.

Para ampliar a vacinação contra a Febre Amarela, Pouso Alegre terá o “Dia D” de vacinação neste sábado (22). Os pontos de vacinação estarão disponíveis em diversas localidades das zonas urbana e rural.

A imunização é gratuita e está disponível para pessoas entre 9 meses e 59 anos.

Confira os horários e locais:

Zona Urbana

Zona Rural

Além dos pontos fixos, equipes volantes vão percorrer pelas regiões do Maçaranduba, Olaria, Limeira, Colina dos Bandeirantes, Palmeiras, Distrito Industrial, Sarpão, Belvedere, Center Car, Caiçara, Ipiranga, Portal do Ipiranga, Cristal, Brejal e Cava, das 08h às 15h.