Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil e o Ministério Público realizam nesta quarta-feira (02) uma operação contra “limpeza social” em Pouso Alegre. A Operação Invisíveis investiga a remoção de moradores de rua com uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física.

As equipes cumpriram ordem judicial de busca e apreensão em dez endereços na cidade de Pouso Alegre, incluindo Prefeitura e secretarias.

As investigações – ainda em segredo de justiça – apontam indícios da prática reiterada de crimes relacionados a um processo de “limpeza social” da população em situação de rua por parte de agentes públicos ao longo de 2024, entre os meses de junho e setembro.

São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que promoviam a retirada à força de pessoas das ruas do centro da cidade. Após serem removidas, estas pessoas eram deixadas, contra suas vontades, em municípios da região.

As investigações apontam ainda a existência de indícios da prática de corrupção passiva por agentes públicos responsáveis pela fiscalização do cumprimento de penas alternativas (serviço comunitário).