Marcela Reis (Secretária de Politicas sociais), Renato Garcia (Chefe de gabinete) e Anderson Silveira (Superintendente de Defesa Social) foram alvo de operação que apura ‘limpeza social’ de moradores de rua mediante ameaça e sequestro

Vereadores pediram o afastamento dos secretários alvo da operação contra “limpeza social” realizada em Pouso Alegre nesta quarta-feira (02).

O pedido foi apresentado pelos vereadores Leandro Morais, Israel Russo, Delegado Renato Gavião, Fred Coutinho e Lívia Macedo.

No documento, eles afirmam ter “profunda preocupação diante dos fatos recentemente divulgados pela imprensa e que se encontram em apuração no âmbito do Ministério Público de Minas Gerais e da Polícia Civil”.

Eles citam ainda o fato de terem sido cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços vinculados ao Chefe de Gabinete, Renato Garcia, à Secretária de Políticas Sociais, Marcela Reis, e ao Superintendente de Defesa Social, Anderson Silveira.

A investigação trata de denúncias de remoção forçada e violenta de pessoas em situação de rua na cidade, envolvendo possíveis práticas abusivas, inclusive com uso de arma de fogo e violência física.

Conforme os vereadores, estas ocorrências configuram atos incompatíveis com a ética e a moralidade exigidas para o exercício da função pública.

“Diante do exposto, e visando preservar a integridade das investigações, garantir a transparência administrativa, bem como resguardar a confiança da população na gestão pública, solicitamos a Vossa Excelência o afastamento imediato do Chefe de Gabinete, da Secretária de Políticas Sociais e do Superintendente de Defesa Social das suas funções, até que os fatos sejam devidamente esclarecidos”, diz o pedido apresentado.