
A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros emitiram alertas para um risco de golpe do “Curso do Bombeiro Mirim” que estaria sendo aplicado em Pouso Alegre.
Segundo o delgado Renato Gavião, um grupo entrou em contato com algumas escolas da cidade oferecendo o curso com aulas em primeiros socorros com início no dia 15 desse mês. Em uma reunião AABB, eles estiveram com diversos pais e efetuaram contratos no valor de R$ 800 com os interessados.
“Eu sugiro que suspenda imediatamente que entre em contato com a instituição financeira no qual foi efetuado o pagamento, suspenda esse pagamento imediatamente, porque essas pessoas, existem contra elas vários boletins de ocorrência, dando conta de que trata-se de estelionatários”, disse o delegado.
“Algumas escolas têm oferecido cursos de bombeiro-aprendiz usando cores e símbolos da nossa identidade. Cuidado, algumas delas cobram taxas e simplesmente desaparecem. Fique atento, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais não realiza vistorias por meio de empresas terceirizadas e não tem vínculo com escolas de bombeiro mirim ou aprendiz. Desconfie”, afirmou o Tenente Barcelos, do Corpo de Bombeiros de MG.

Em uma rápida pesquisa na internet, é possível encontrar casos de golpes utilizando o mesmo método em cidades do interior paulista.
O PousoAlegre•net falou com os pais de uma das crianças inscritas no curso, que afiram ter pagado o valor pelo cartão de crédito.
“Paguei o curso e agora estou recebendo alguns vídeos sobre ser golpe. Estiveram na escola da minha filha, Ciem Ângelo Cônsoli [Ciem de Fátima], e entregaram um panfleto sobre o tal curso. Estivemos lá, tudo certinho, porém hoje recebi vídeos sobre esse suposto golpe. Estamos perdidos. Precisamos de ajuda”, disse a mãe.
O PousoAlegre•net tentou entrar em contato com os responsáveis pelo curso por meio de ligação e mensagens. O número disponibilizado está programado para não receber chamadas e as mensagens enviadas não foram respondidas.