
Pacientes que fizeram botox com um dentista de Pouso Alegre foram internados com suspeita de botulismo. Há pelo menos 9 casos de aplicações com complicações, onde pacientes foram parar no hospital. Um desses pacientes chegou a ficar grave.
As aplicações foram feitas pelo dentista Rodrigo Lucarini. Elas aconteceram na cidade de Três Pontas(MG). No site oficial do dentista, aparece que o endereço oficial de atendimento dele é em uma clínica na Rua Afonso Pena, centro de Pouso Alegre.
Em seu site, Rodrigo afirma ser “referência nacional e internacional no tratamento de melasma e rejuvenescimento facial em Pouso Alegre”.
A Vigilância Sanitária de Pouso Alegre foi a essa clínica na manhã desta quinta-feira (10) e a interditou, pois a mesma estava de portas abertas ao público, mesmo sem ter alvará de funcionamento. Uma distribuidora onde o lote teria sido comprado também foi interditada.
Ao PousoAlegre•net, a Clínica disse que ainda não ocorreram atendimentos no local, pois ainda estaria em reformas, e que não sabia que a porta da frente não poderia ficar aberta. (Caso alguém tenha sido atendido pelo dentista em Pouso Alegre, pode procurar o PousoAlegre•net pelo whatsapp neste link)
Por meio de nota, a defesa de Rodrigo Lucarini disse que o dentista adotou todas as medidas protocolares necessárias. Os advogados defenderam que a suspeita de contaminação não ocorreu em ambiente clínico, e que possivelmente foi originada do frasco de uma determinada marca. Segundo a nota dos advogados, todos os pacientes com complicações teriam usado o mesmo frasco.
Sintomas
Todos apresentam sintomas compatíveis com botulismo iatrogênico, como visão turva, boca seca, fraqueza muscular, distúrbios na fala, dificuldade para respirar e ptose palpebral, que é quando a pálpebra superior cai sobre o olho.
Vilância busca pacientes que possam ter sodo expostos ao lote do medicamento
A Secretaria de Estado de Saúde deu orientação à Regional de Saúde de Varginha e Pouso Alegre, para realização de busca ativa de outros pacientes que possam ter sido submetidos ao mesmo tipo de procedimento ou expostos ao mesmo lote de medicamento. Esses pacientes devem ser orientados sobre sinais e sintomas sugestivos de botulismo e a procurar imediatamente o pronto atendimento em caso de manifestação clínica.?
A SES-MG reforça a importância de:
• Utilizar apenas produtos registrados e aprovados pela Anvisa;
• Seguir rigorosamente as boas práticas de aplicação e armazenamento;
• Realizar avaliação clínica completa dos pacientes antes do procedimento;
• Manter registros detalhados sobre o produto utilizado (nome comercial, lote, dose);
• Notificar imediatamente qualquer evento adverso grave ao sistema VigiMed.
Por