Próximo anúncioAnúncio anterior

Professores de Pouso Alegre disputam a Surdolimpíadas defendendo o vôlei do Brasil

17/11/2025 15h38
Imagem enviada ao PA.net

Dois professores de Pouso Alegre estão disputando a 25ª Summer Deaflympics, a popular Surdolimpíadas, que está sendo realizada em Tóquio, no Japão.

Cairo Gomes Fernandes é professor do Colégio Objetivo, vice-diretor do Monsenhor José Paulino e professor da UNA Pousa Alegre. Já Rafael Camargo Santiago Pereira é professor e monitor no Colégio São José.

Os dois foram convocados para a defender a seleção brasileira de vôlei. “Participar de uma competição tão importante como essa é uma experiência incrível. Já é a minha segunda participação nas Surdolimpíadas, terceira do Rafael, e é sempre motivo de orgulho representar o Brasil”, disse Cairo.

Até aqui, a equipe brasileira disputou dois jogos, com derrotas para o México (3×1) e Ucrânia (3×0). O time nacional volta a entrar em quadra nesta terça-feira (18), às 3h15, para encarar a Turquia, atual campeã surdolímpica.

Para Cairo, estar em uma competição desse nível vai além do esporte, servindo de inspiração para a comunidade surda.

“Fazer parte da comunidade surda, dando visibilidade à população a fim de encontrarmos novos atletas e mostrar que somos capazes tanto quanto as pessoas que não possuem deficiência. Eu fico muito grato a todo apoio da família, amigos, alunos, professores, prefeitura municipal e comunidade surda, que me incentiva a buscar cada vez mais a minha melhor versão dentro e fora de quadra”, pontua.

Próximo