
Uma operação conjunta da Receita Federal e da Polícia Militar resultou na prisão de duas pessoas por contrabando de medicamentos em Pouso Alegre, nesta quarta-feira 19.
Segundo a Receita, os presos foram encaminhados à Polícia Federal. Durante a ação, foram apreendidos diversos medicamentos, incluindo canetas emagrecedoras e produtos usados em tratamentos de fertilização in vitro.
A investigação apontou também crime de estelionato. Os envolvidos estariam prescrevendo medicamentos de forma ilegal, com falsificação de assinatura e carimbo de um médico do estado de São Paulo.
A Anvisa regula a importação e comercialização de medicamentos no país. De acordo com a agência, produtos sem registro no Brasil só podem ser importados de forma excepcional, para uso pessoal, mediante prescrição médica e cumprimento de requisitos específicos. A venda desses medicamentos, como ocorria no caso investigado, configura crime de contrabando e representa risco à saúde pública.
Por