Próximo anúncioAnúncio anterior

PET reciclado vira asfalto em trecho da BR-459 em Pouso Alegre

Aplicação ocorre entre os quilômetros 110 e 112 e será monitorada para avaliar o desempenho do material.

15/06/2026 11h23
Foto: Divulgação / EPR Sul de Minas

A EPR Sul de Minas iniciou a aplicação de asfalto com PET reciclado entre os quilômetros 110 e 112 da BR-459, em Pouso Alegre.

O material é chamado de EcoAsfalto. A empresa afirma que a aplicação permite reutilizar cerca de 90 mil garrafas PET em pouco mais de um quilômetro de pavimento.

Segundo a concessionária, a tecnologia usa polímero reciclado de garrafas PET na composição do pavimento.

Ainda segundo a EPR Sul de Minas, o termoplástico reciclado substitui parte do Cimento Asfáltico de Petróleo. A expectativa é aumentar a resistência ao tráfego pesado e reduzir fissuras e deformações.

A concessionária também diz que a solução pode ampliar a vida útil do pavimento e diminuir a necessidade de reparos. A aplicação será acompanhada por monitoramento técnico contínuo.

O acompanhamento vai avaliar o desempenho do material em condições reais de uso. Os resultados podem orientar futuras análises sobre a adoção da tecnologia em outros trechos.

Próximo