
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) no Sul de Minas registrou 8.312 trotes entre 1º de janeiro e 16 de junho deste ano.
A média é de cerca de 1.385 ligações falsas por mês. Por dia, são 45 chamadas classificadas como trote.
Em 2025, as quatro regionais, Pouso Alegre, Varginha, Alfenas e Passos, receberam 18.832 trotes. Elas atendem 154 municípios do Sul de Minas.
Em todo o estado, foram cerca de 92 mil chamadas classificadas como trotes ou ligações indevidas em 2025.
Segundo a secretária adjunta de Estado de Saúde, Poliana Cardoso Lopes, uma chamada falsa pode impedir o atendimento de uma ocorrência grave.
“O trote pode parecer uma brincadeira, mas ocupa as linhas de emergência, atrasa o socorro e coloca vidas em risco”, afirmou.
A prática de trotes é crime previsto no artigo 266 do Código Penal. A pena é de detenção de um a três anos e multa.