Próximo anúncioAnúncio anterior

Pouso Alegre terá Dia A da alfabetização para alunos e famílias

Programação no dia 26 de setembro terá atividades na Praça João Pinheiro e na Pré-Escola Monsenhor Mendonça.

21/09/2026 20h15
Foto: PMPA

A Prefeitura de Pouso Alegre vai realizar no sábado, 26 de setembro, o Dia A: Alfabetização em Movimento com atividades voltadas a estudantes, famílias e profissionais da Rede Municipal de Ensino.

A programação será organizada pela Secretaria Municipal de Educação em diferentes espaços da cidade e vai acontecer das 9h às 15h. Segundo a Prefeitura, a proposta é valorizar as diferentes trajetórias de aprendizagem e aproximar leitura, escrita, interação, experimentação e troca de conhecimentos.

As atividades serão destinadas às turmas de Pré I, Pré II e do 1º ao 5º ano. A programação terá duas frentes principais: a Sala de Aula Aberta e a Mostra Pedagógica.

Na Praça João Pinheiro, a Sala de Aula Aberta terá oficinas e vivências que integram Arte, Educação Física e Geometria. A ideia é oferecer experiências de aprendizagem de forma lúdica e participativa.

Na Pré-Escola Municipal Monsenhor Mendonça, a Mostra Pedagógica vai apresentar trabalhos das turmas do Pré II e do 2º ano do Ensino Fundamental. A mostra terá práticas de leitura e escrita, projetos literários e produções dos estudantes.

A programação também inclui a Trilha Formativa, voltada aos profissionais da educação. As atividades serão organizadas em quatro eixos: Ensinar e Aprender com Equidade, Cuidar de Quem Ensina, Aprender a Ler e Ler para Aprender.

As famílias foram convidadas a participar das atividades com os estudantes. Para a secretária municipal de Educação, Suelene Marcondes de Souza Faria, a presença da comunidade escolar é parte do objetivo do evento.

“O Dia A foi pensado para valorizar os diferentes caminhos que fazem parte do processo de aprendizagem. Cada estudante tem seu próprio percurso, e nosso papel é criar oportunidades para que todos possam aprender, participar e avançar. Ao reunir alunos, famílias e profissionais da educação, fortalecemos esse compromisso coletivo com uma alfabetização mais inclusiva, significativa e conectada às diferentes experiências de cada criança”, afirmou a secretária.

Próximo