
A Polícia Militar apreendeu carimbos, receituários médicos e outros materiais de um suspeito durante um mutirão oftalmológico realizado em Borda da Mata.
O caso é investigado sob suspeita de exercício ilegal da profissão. O mutirão ocorreu entre os dias 20 e 22 de setembro, no Clube Literário de Borda da Mata, após autorização da Prefeitura.
Segundo informações divulgadas sobre o caso, pacientes começaram a questionar os procedimentos realizados durante os atendimentos. A Polícia Militar foi acionada e apreendeu os materiais utilizados pelo suspeito.
De acordo com relatos, o homem teria utilizado carimbo relacionado à Câmara Regional de Óptica e Optometria de Minas Gerais (CROO-MG) e realizado atendimentos oftalmológicos. A instituição informou que ele teve registro a partir de 2023, posteriormente cancelado.
A Prefeitura de Borda da Mata declarou que também se considera vítima da situação e informou que encaminhará os fatos ao Ministério Público e às autoridades responsáveis pela apuração.
Em nota, o município afirmou que adotou providências assim que tomou conhecimento de possíveis irregularidades. “Diante das informações até então levantadas, o município esclarece que também se considera vítima da situação, conforme boletim de ocorrência. A Prefeitura está comunicando formalmente os fatos ao Ministério Público e às demais autoridades competentes, colocando à disposição toda a documentação e informações necessárias para a completa apuração das responsabilidades.”
A Prefeitura de Borda da Mata também informou que dará apoio à população, especialmente às pessoas que tenham dúvidas ou precisem de orientação por causa dos atendimentos realizados.
A Prefeitura de Congonhal também divulgou nota sobre o caso. O município afirmou ter tomado conhecimento do ocorrido pelas redes sociais e disse estar levantando informações. “Os pacientes que se sentirem lesados podem procurar a ESF ou a Secretaria Municipal de Saúde. Vamos acolher cada situação e dar o devido encaminhamento.”
Na mesma nota, Congonhal informou que, caso irregularidades sejam constatadas após a investigação, serão tomadas as medidas cabíveis.

