Oferecer um contato vivo entre o público, os músicos e as obras clássicas – essa é a proposta do Música de Câmara da Primeira Época de Ouro do Violão. Com programação inteiramente gratuita, o projeto irá percorrer o interior de Minas Gerais oferecendo um virtuoso recital de violão e de cordas. Promovido pelo Fundo Estadual de Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, o projeto se apresenta no dia 31 de Outubro em Pouso Alegre, no Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira, com recital às 20h30.

O termo música de câmara se refere à prática de música em pequenos conjuntos. Esta prática ganhou força no final do século XVIII e início do XIX, período em que pela primeira vez o violão se consolidou como instrumento de concerto nas principais capitais europeias – e quando seu enorme potencial para música doméstica o tornou figura central em saraus e reuniões familiares. Assim, além de ser dono de uma sólida tradição clássica, com um repertório histórico amplo e de obras profundas, o violão é também o grande anfitrião e mediador do projeto Música de Câmara: a convite do violonista Ricardo Marçal, os instrumentistas do quarteto de cordas Família Barros, trazem a harmonia e a musicalidade de sua casa para os palcos, sendo um dos destaques desta primeira edição do projeto.
Com a proposta de descentralizar e democratizar a música erudita, oferecendo apresentações de qualidade a cidades fora do circuito cultural tradicional de Belo Horizonte, o objetivo do projeto Música de Câmara da Primeira Época de Ouro do Violão é desmistificar uma certa formalidade em torno da música clássica, além de renovar o interesse das pessoas pela prática doméstica de música de câmara. Deste modo, alunos e professores dos conservatórios das cidades contempladas pelo projeto serão convidados a se tornarem protagonistas da difusão local da prática e vivência musical em família, em casa. “O papel do violão junto aos instrumentos de cordas é estratégico para estreitar os vínculos entre a prática cotidiana de música, o uso da música como elemento educativo e agregador da vida familiar, e a presença de um repertório de altíssima qualidade, mas moldado para ser usado no dia-a-dia pelo músico não-profissional”, afirma Marçal.
Serviço
MÚSICA DE CÂMARA DA PRIMEIRA ÉPOCA DE OURO DO VIOLÃO
31/10 – Pouso Alegre
Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira
Rua Francisco Salles, nº 116 – Centro
Recital 20h30
Com informações de Assessoria