
A construção de um aeroporto privado em Pouso Alegre foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão subordinado ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica, também já deu parecer favorável.
No entanto, para que as obras sejam iniciadas, a outorga do terminal ainda precisa ser concedida pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. A outorga permitiria que empresas operadoras cobrem tarifa. O aval deverá ser dado nas próximas semanas.
Licitação
Por se tratar de um serviço público, a Prefeitura de Pouso Alegre terá que abrir processo licitatório para selecionar a empresa que vai executar o projeto. Apesar de o grupo multinacional de arquitetura B-Square ser o idealizador do projeto ao lado do grupo de engenharia do Catar Clearspan Technology Middle East, o grupo terá que entrar na disputa pela concessão.
O projeto foi orçado em R$ 400 milhões pela B-Square e ocuparia 4 milhões de metros quadrados. Os terrenos que serão cedidos para o empreendimento já foram desapropriados.
Inicio das obras para o segundo semestre
Este deverá ser o primeiro aeroporto de Pouso Alegre a recebe voos comerciais regulares, já que o outro aeroporto da cidade não pode receber voos comerciais.
O projeto integra planos de fazer do município importante polo logístico do país. A expectativa é que as obras se iniciem no segundo semestre.