Foto: Divulgação / 3ª Companhia de Bombeiros de Pouso Alegre
Foto: Divulgação / 3ª Companhia de Bombeiros de Pouso Alegre

A 3ª Companhia de Bombeiros de Pouso Alegre, no Sul de Minas, realizou a Operação Patrulha Ostensiva na Mata do Cristo, para a prevenção de incêndios florestais e visitantes perdidos nas matas, na terça-feira (23/06).

A Serra do Cristo é um dos pontos turísticos da cidade e possui grande variedade de espécies da fauna e flora brasileira, sendo escolhida para práticas de atividades físicas como caminhadas, ciclismo, montanhismo, entre outros. Possui várias trilhas que levam ao segundo maior monumento do Cristo Redentor do Brasil, recebendo alto número de visitantes.

Devido ao grande fluxo de visitantes, diversas são as ocorrências de pessoas perdidas nas matas, atendidas pelo Corpo de Bombeiros, sendo necessária a intervenção preventiva e maior atenção dos militares neste local.

No período de estiagem, o ambiente fica propício aos incêndios florestais provocados pelo homem, causando danos ao meio ambiente e aos habitantes da região, sendo premissa da instituição o patrulhamento como forma de coibir esta prática.

Segundo o Capitão Ivan Neto, comandante da 3ª Companhia, “o patrulhamento na Mata do cristo intimida as práticas ilegais e fortalece as ações conjuntas dos órgãos envolvidos em apoio à Defesa Civil e também na preservação do meio ambiente. Além disso, a operação reforça o vínculo entre o Corpo de Bombeiros e a comunidade.”

Com informações de assessoria / 3ª Companhia de Bombeiros de Pouso Alegre