Festas Open Bar podem ser proibidas em Minas Gerais
Festas Open Bar podem ser proibidas em Minas Gerais

Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pretende pôr fim aos eventos com bebida liberada, conhecidos como “open bar”. A justificativa é que este tipo de evento incentiva o consumo excessivo de álcool por jovens e aumenta os casos de brigas, assédio e atendimentos médicos.

“O jovem vai à festa com a obrigação de fazer valer o dinheiro investido no ingresso e coloca na cabeça que tem que beber o máximo para aproveitar. A festa, o show, fica em segundo plano, e a atração principal passa ser a bebida” contou o autor da proposta, o deputado Roberto Andrade (PSB).

Profissionais da saúde acreditam que a medida pode ser uma importante política para começar a combater a cultura de incentivo ao uso de bebida alcoólica. “Ao que tudo indica, nessas festas há mais brigas, o número de atendimentos nas equipes de saúde aumenta, há mais riscos de prática sexual sem proteção. Tudo provocado pela perda do controle”, afirma o médico Frederico Garcia, coordenador do Centro de Referência em Drogas da UFMG.

Já os organizadores de eventos consideram a medida abusiva. “O open bar não é obrigatório. Consumo de álcool não é bom, mas é uma prática aceitável pela sociedade, e o enfrentamento aos abusos deve ser feito com campanhas educativas, não com restrição ao mercado de eventos”, disse o diretor-presidente da DM Promoções, Emanuel Júnior.

O projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça. Ele precisa passar por outras três comissões para seguir para o plenário da Casa. Lá ele precisa ser aprovado em dois turnos e só entra em vigor após sanção do governador.