
Em menos de uma semana, o Sul de Minas teve duas aparições de onça suçuarana. Os casos chamam a atenção da região.
O último caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (30) em um bairro de Borda da Mata. A onça apareceu em campo de futebol. Muitos moradores se aglomeraram próximo ao campo para ver a onça, que foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros em um operação que durou mais de cinco horas. Ninguém ficou ferido.
Já o primeiro foi sério. O caso aconteceu no sábado (25) na zona rural de Maria da Fé (MG). Um homem foi atacado pelo animal e ficou bastante ferido, mas sobreviveu. Ele passou por cirurgia e encontra-se internado no hospital em Itajuba (MG).

“A primeira coisa que ela fez foi me dar uma patada na testa, ai ela veio pra cima do meu ombro e eu fiquei de frente com ela”, conta Lerrander. “Eu vi um galho seco que estava perto de uma raiz. Eu peguei e taquei bem na cara dela. A onça deu uma ‘tonteada’ e veio pra cima de mim, daí eu levantei o braço pra tacar o galho nela de novo, e ela subiu para a mata”, explica.
Para a Polícia Ambiental, o ataque foi mesmo de uma onça parda, mais conhecida no Brasil como Suçuarana. Entretanto, o animal só costuma atacar criações e para se alimentar. Ainda segundo a polícia, caso a onça seja encontrada, o certo é não matar o animal. Nesse caso, a pessoa deve entrar em contato com a Polícia Militar do Meio Ambiente.
A onça suçuarana, também conhecida como onça parda, ou puma colorida, é classificada como vulnerável na lista de espécies ameaçadas de extinção no Estado de Minas Gerais.